Sua clínica pode lucrar mais a partir de um bom projeto arquitetônico

Sua clínica pode lucrar mais a partir de um bom projeto arquitetônico

Como lucrar com um bom projeto arquitetônico

Um projeto arquitetônico planejado, além de oferecer bem-estar, conforto e ordenar o fluxo dentro da clínica, contribui também com a organização do trabalho da equipe e pode ser fonte de receitas adicionais.

Para falar sobre como a arquitetura especializada pode transformar a clínica veterinária, convidamos os especialistas Mariana Assumpção, arquiteta e urbanista, e o Dr. Renato Couto Moraes, Médico Veterinário e engenheiro civil, atual gerente de Projetos na Ambiente Pet. Eles serão os entrevistados do nosso próximo Webinar, no dia 26, às 15h.

Abaixo falamos um pouco sobre como o veterinário pode lucrar e gerar negócios a partir de um bom projeto arquitetônico.

Novas fontes de lucro

Ter um centro cirúrgico com instalações e iluminação adequadas, projetado para garantir a segurança antes, durante e após o procedimento agrega valor não apenas para os clientes da clínica. Ele também pode ser uma fonte de receita extra.

“Ao ter um ambiente qualificado, dentro das exigências legais, é possível alugar o espaço para outros veterinários, o que alguns estabelecimentos de saúde animal já estão fazendo””, diz Moraes.

Outra dica é ao planejar os espaços e disponha o mobiliário de forma adequada, assim é possível organizar o fluxo de trabalho da equipe, aumentando a produtividade.

Por exemplo, no laboratório, o fluxo de trabalho ocorre de forma sequencial. Se os equipamentos forem organizados de acordo com a ordem de uso, a produtividade será maior. “Na hora de projetar, sempre validamos com o cliente os procedimentos a serem realizados e a ação de trabalho sequencial de maior repetição para colocar os equipamentos na ordem e, assim evitar o fluxo cruzado de pessoal técnico. Digamos que tenha o equipamento 1, o 2 e o 3, sendo que, por último, será feita a avaliação de um esfregaço sanguíneo. Se o microscópio não estiver na sequência correta, pode-se perder ao longo de uma hora cerca de 10 minutos, o que pode ser a avaliação de até dois esfregaços de casos clínicos mais simples. Ao longo de 8 horas de trabalho foram perdidas 16 análises num único dia. Isso afeta muito a produtividade no médio a longo prazo”, explica Moraes.


Evite perdas

O projeto de iluminação de uma clínica veterinária deve se atentar ao controle do uso da luz e sua intensidade, de forma que permita a realização dos procedimentos com segurança e dê boa condição visual.

A entrada de radiação solar deve ser evitada em alguns pontos da clínica.“A organização das bancadas precisa ser de uma maneira que não sejam paralelas às janelas para evitar a radiação solar direta. Várias amostras de reagentes são fotossensíveis e podem perder a vida útil caso tenham contato direto com a luz”, explica Moraes.

Projetos de eficiência energética têm ganhado espaço nas clínicas veterinárias. Medidas simples, como a troca de luzes fluorescentes por leds, impactam significativamente na redução da conta de luz. “As lâmpadas fluorescentes estão entrando em desuso. Ao trocá-las por placas de led, é possível diminuir a quantidade de luminárias e baixar a conta de luz”, afirma Mariana.

Comodidade

Ter um laboratório planejado e bem estruturado, além de auxiliar no diagnóstico, agrega valor à clínica, já que o tutor e o pet não precisam se deslocar até um laboratório e depois voltar ao consultório. Isso acaba fidelizando clientes, que encontram num mesmo espaço diferentes serviços.

“Um laboratório na clínica demonstra qualificação e traz comodidade para o cliente, que consegue resolver tudo lá. Às vezes, pode-se até perder o cliente por conta do deslocamento até um laboratório porque ele pode ter se programado para perder uma manhã e, com o deslocamento, acabaria perdendo o dia inteiro”, diz Moraes.

Além disso, investir em um laboratório próprio gera novas fontes de receitas, já que a clínica atenderá demandas que antes eram terceirizadas, fazendo seu negócio crescer.


Fideliza
ção do cliente

Uma clínica veterinária recebe demandas diversas todos os dias – animais doentes, consultas e vacinas de rotinas, entre outras. Fazer com que esse mesmo ambiente atenda de forma acolhedora cada caso é um grande desafio, que um bom projeto arquitetônico pode contribuir.

Como muitos pets chegam doentes, ter um estacionamento para que eles possam desembarcar em frente à clínica, sem ter que caminhar, é uma comodidade que pode determinar a conquista de um cliente. “Ter um estacionamento agrega valor e evita a perda de clientes por falta de vaga. O tamanho ideal para vaga é de 2,50 metros por 5 de largura para poder sair com o carro e fazer a manobra”, diz Mariana.

A experiência vivida dentro da clínica é importante para que o cliente volte. Ter uma sala de espera confortável, próxima a um banheiro, faz com que o cliente se sinta acolhido enquanto espera o atendimento. “Os móveis precisam estar organizados de maneira harmônica, considerando os pets, sem atrapalhar a circulação”, diz Mariana.

 

Acessibilidade

Garantir a acessibilidade a portadores de necessidades especiais pode levar à sua clínica uma ampla variedade de clientes, como cadeirantes, idosos, obesos e pessoas com muletas. E esse público não é pequeno. Segundo dados do IBGE, quase 15 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência motora.

“É preciso projetar corredores mínimos de 80 cm, que é o espaço mínimo para um cadeirante se movimentar. Tanto na rampa, como na escada, é preciso ter corrimãos, em duas alturas, de 70 cm e 92 cm, para cadeirantes e pessoas com muletas”, explica Mariana.

Segundo Mariana, apesar de a acessibilidade estar prevista em lei, através da NBR 9050 (Norma Brasileira de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos), ela é pouco cumprida e isso acaba sendo um diferencial para os estabelecimentos.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido relevante para você aprimorar seus negócios e aperfeiçoar seu atendimento. Vamos juntos transformar o mercado veterinário.

Até mais,

Bio Brasil
#Vet2vet

 

Fechar Menu
×

Carrinho