Manutenção Preventiva BC2800VET

Visando o melhor e mais eficaz desempenho do BC-2800 Vet é necessário a realização da manutenção preventiva a cada 20 meses em média. Essa periodicidade está condicionada à quantidade de amostras, ao número de vezes por dia que o equipamento é ligado, às espécies que são analisadas e outros fatores relacionados ao desgaste das peças do equipamento.

O processo de manutenção aborda seis etapas importantes para o bom funcionamento do equipamento, sendo elas: revisão de todas as funções; troca, desmontagem, limpeza e verificação de peças; testes de performance; teste de repetitividade; ajustes de fator do equipamento e calibração.

A primeira etapa do processo tem por objetivo revisar todas as funções do equipamento, que são: hidráulica, pneumática, mecânica e eletrônica. Para isso é realizada a desmontagem do mesmo para verificação interna dos seus componentes. Nota-se sua estrutura, as partes com desgaste severo, movimentos mecânicos, fluxo hidráulico bem como os possíveis pontos de vazamento, finalizando com a troca das peças que são de desgaste natural.

As peças trocadas fazem parte do kit preventivo do BC-2800 Vet, o qual está contemplado no pacote da manutenção, e consiste em:

– Anéis de vedação da câmara de contagem, responsáveis pela vedação da micro abertura por onde as células passam;

– Filtros de ar da entrada da linha de amostra, que impedem a entrada de impurezas;

– Bloco de lavagem de agulha, o qual realiza a limpeza externa da agulha impedindo o erro de arraste;

– Tubulação da agulha de aspiração; parte responsável pela aspiração da amostra;

– Tubulações do sistema de vácuo; o que controla a estabilidade do fornecimento de vácuo durante as contagens das células;

– Tubulações do metering tube; responsável pela contagem de tempo durante a contagem das células.

Algumas peças ainda são desmontadas, limpas e verificadas, como: seringa de 50ul que aspira a amostra; seringa de 10ml, que aspira o diluente; agulha de pipetagem, que coleta o sangue do tubo de amostra e bomba de vácuo/pressão, que é responsável por produzir o vácuo e a pressão necessários para o correto funcionamento.

Durante a manutenção, o equipamento é totalmente drenado e ao final do procedimento é remontado, passando por alguns testes de performance, em que os três reagentes são aspirados para o equipamento e verificados.

Assim que o equipamento finalizar os testes de performance, os resultados de WBC, RBC, HGB, HCT e PLT estarão zerados e o equipamento estará pronto para o teste de repetitividade, esse, consiste em verificar a estabilidade da leitura do analisador. Para tal usa-se uma amostra fresca e passa-se de três a cinco vezes no equipamento verificando se todas as leituras estão próximas.

Ao final ainda será realizado o ajuste de fator do equipamento, utilizando-se o sangue controle, e os fatores de calibração do BC-2800 Vet, que serão ajustados para que a leitura esteja dentro da medida homologada pelo fabricante.

Todo o procedimento apresentado dura em torno de 2h e pode ser realizado na clínica do veterinário ou na sede da Bio Brasil, sendo responsabilidade do cliente garantir o transporte do técnico até o local ou o envio do BC-2800 Vet. Após a manutenção, o equipamento estará apto para funcionar com seu máximo potencial por mais 20 meses.

 

Equipe Bio Brasil.