Funil de vendas para clínicas veterinárias

Funil de vendas para clínicas veterinárias

Olá,

A jornada da compra ocorre por etapas – do momento que um possível cliente tem o primeiro contato com sua marca até a efetivação da compra. Esse processo, conhecido como funil de vendas, pode ajudar na captação e fidelização de potenciais clientes. Ou seja, quanto mais pessoas forem atraídas a conhecer sua clínica, maior a chance de se tornarem clientes.

Para ensinar a estruturar um funil de vendas e como atrair novos clientes, convidamos a diretora de planejamento da DPTO. Comunicação, Ellen Rosa, que será a nossa entrevistada do nosso próximo Webinar no dia 28 de março, às 15h.

Topo do funil

O primeiro passo é identificar o seu público-alvo para focar em ações que despertem o interesse pelos serviços oferecidos pela clínica. “Essa etapa representa todo o esforço para geração de prospects, como participar de eventos do bairro para captar mailing, postar em mídias sociais e gerar cadastro, além do registro de todas as visitas que recebe na clínica, inclusive as que não compram”, diz Ellen.

Meio do funil

Esse é o momento de apresentar os serviços oferecidos e diferenciais de sua clínica, como corpo de veterinários e profissionais disponíveis, controles de atendimento, qualidade, higiene, equipamentos de ponta para exames e qualidade no diagnóstico.

A divulgação pode ser feita por diferentes canais, como e-mails, contatos telefônicos, Whatsapp, SMS e posts nas mídias sociais. “As campanhas podem seguir um calendário de exposição de acordo com os serviços oferecidos e a sazonalidade. Vamos apresentar várias dicas de campanhas no Webinar que acontecerá dia 28 de março de 2018”, explica Ellen.

Fundo de funil

É nesta fase que ocorre a decisão de compra e ela passa por aspectos emocionais e racionais. Os potenciais clientes já estão prontos para serem abordados de forma mais direta e objetiva. “Vou apresentar os diferenciais de ser cliente da minha clínica, programa de relacionamento que ofereço além de outros motivos para tratar seu pet aqui.”

 

 

Grave a sua marca

Investir na imagem da clínica é fundamental para formar novos clientes. “Os donos de pet têm um amor enorme pelo animal de estimação e só vão consumir os serviços e produtos de lugares que realmente se importam com eles”, diz Ellen. Já na recepção deixe claro os serviços oferecidos. Pesquise novas marcas, traga novidades para manter seu público sempre ativo.

Site

Ter um site claro e atualizado com a descrição de todos os serviços oferecidos ajuda na divulgação da clínica e a manter um contato direto com o seu público.  Por isso, é importante ter uma área de contato para estabelecer uma relação com os clientes novos e antigos.

Um bom posicionamento na internet aumenta a visibilidade da clínica para atrair novos clientes. Existem técnicas que fazem com que o site apareça entre os primeiros em uma busca relacionada com palavras-chave. Por isso, é importante a escolha correta das palavras-chave, da mesma forma que o cliente as descreve quando está realizando uma pesquisa.

Blog

Ter um blog com dicas para cuidar do pet e artigos sobre o mundo que cerca seu negócio, seus serviços e produtos aumenta a interatividade com o público, além de atrair visitantes para o site.

Redes sociais

As mídias sociais ajudam a criar um relacionamento com a sua rede de contatos, mas para que isso aconteça de forma consistente é importante montar um bom planejamento.

Nem sempre ter muitos fãs curtindo uma página é sinal de que ela tenha um bom engajamento. A escolha da rede social que pretende interagir deve considerar as que possuem maior número de pessoas que se enquadram como seu público-alvo.

Para ter uma comunicação eficiente, faça uma programação de conteúdos que devem ser publicados e que sejam interessantes para o público que quer atingir. Como cada rede social tem uma particularidade, como faixa etária e mídia (vídeo, foto, texto) predominantes, as postagens devem ser direcionadas para cada tipo de rede.

E-mail marketing

E-mail não é spam. E ainda continua a melhor e mais eficiente ferramenta para divulgar seus serviços/produtos e novidades para seus clientes.

Até o Webinar deste assunto,

Wagner A. Costa Val
Diretor #vet2vet