Dieta específica é importante para a manutenção da saúde do intestino grosso dos cães

A maioria dos problemas gastrointestinais se manifestam como quadros de diarreia aguda ou crônica, associados ou não a vômitos ou anorexia.

A dieta específica pode ter grande influência na recuperação intestinal e é um componente importante do tratamento para o controle de várias alterações intestinais.

O sistema gastrointestinal é essencialmente importante para a digestão e absorção dos alimentos.

Outros benefícios envolvem auxiliar a reparação do epitélio intestinal e a restauração da flora intestinal e ajudar a promover a mortalidade e a função gastrointestinais, a manutenção do sistema imune e a redução a inflamação local.

Em geral, a maioria das doenças colônicas se manifesta como um quadro de diarreia ou de constipação. A inflamação do cólon (colite) é a causa mais comum de diarreia do intestino grosso, e suas principais causas são as alterações alimentares, traumáticas, parasitárias, infecciosas, imunes ou idiopáticas. Também, podem ocorrer colites secundárias às neoplasias (linfoma e adenocarcinoma), à obstrução (intussuscepção) ou de origem funcional (síndrome do intestino irritável, diarreia por estresse). A diarreia de intestino grosso é caracterizada por um aumento na frequência na defecação (geralmente 3 x mais que o normal), com produção de pequenas quantidades de fezes, acompanhadas de mucos e em alguns casos de hematoquezia.

Os alimentos para quadros gastrintestinais devem conter proteínas de alta qualidade e fácil digestão. Esses alimentos promovem a recuperação da saúde gastrintestinal, além de garantir o aporte de nutrientes necessários para evitar a desnutrição.

Consulte sempre o médico veterinário de sua confiança.

Leia mais sobre problemas intestinais dos cães:

http://www.equilibriototalalimentos.com.br/artigos/problemas-intestinais-caes.html