Como se preparar para a demanda do mês

Como se preparar para a demanda do mês

Olá,

Como vai? Você sabe quem são os clientes de seu negócio e quais são as necessidades de seus pets? A gestão de clientes é o primeiro passo para fazer um bom planejamento mensal e controle de estoques. Para te ajudar em mais essa tarefa, ouvimos o consultor Clovis Souza Júnior, proprietários da MindVet consultoria e intermediação de negócios Ltda e médico veterinário com 25 anos de experiência na indústria veterinária.

“Estoque é um importante componente do capital de giro e deve ser bem gerido, pois é fator crítico de sucesso da gestão financeira. Veja qual foi a demanda de cada produto nos últimos meses, analise as oportunidades futuras e faça um planejamento para os próximos meses. Ao conhecer o histórico de vendas e projetar a demanda, é possível ver qual a necessidade de compras, de acordo com sazonalidade e campanhas que foram programadas”, explica.

Um bom software de gestão poderá te auxiliar, além de integrar as várias áreas de seu negócio. “Um software de gestão é um excelente investimento que se paga em pouco tempo, pois possibilita melhor utilização do capital investido, otimiza compras e diminui perdas”, diz Clovis. O ideal é ter um software adequado para seu negócio mas se não tiver como fazer esse investimento de imediato, existem ferramentas gratuitas que atendem parcialmente estas demandas e podem ser encontradas na internet.

Quando for fazer a seleção de um software para seu negócio, procure alternativas que ofereçam os seguintes serviços:

– Gerenciamento de vários centros de custos

– Integração entre clínica, pet shop e banho e tosa

– Cadastro de clientes

– Controle de consultas, serviços, vendas, prescrição e vacinação

– Cadastro de fornecedores

– Controle de contas a pagar e a receber

– Controle de estoque, entre outros serviços.

Com todas as informações em mãos é possível verificar quais áreas trouxeram melhor resultado, os produtos e serviços mais comercializados e valor mobilizado em estoque, além da validade dos itens. “Uma dica importante, quando analisar a carteira de clientes, é ter todos os dados do animal atualizados, para propor ações preventivas e cuidados para cada faixa de idade. Esta ação permite planejar campanhas de comunicação, negociação com fornecedores e oferta de serviços como vacinação, limpeza dentária, check-ups e exames de rotina conforme a idade, aumentando a oferta de serviços e comodidade para os tutores”, conta.

Oferecer pacotes de serviços periódicos, agendar serviço de banho e tosa, entrega de ração, alertas sobre uso de antiparasitários, vacinas, consultas e exames pode ser um diferencial e gerar valor ao seu negócio.

Outra ação que pode minimizar as perdas no estoque e estimular as vendas é fazer uma boa integração entre as áreas. “Você deve analisar a performance de seu negócio segmentado em três ou quatro áreas – pet, clínica, laboratório e banho e tosa – verificando qual ou quais áreas dão o melhor retorno, mas a gestão deve ser feita de maneira integrada”, afirma Clovis. Muitas vezes, essas áreas não se conversam e trabalham desconectadas. A boa comunicação entre as áreas, uma equipe bem treinada e motivada, que saiba oferecer todos os serviços e produtos, ajuda a alavancar as vendas e aumentar o lucro.

 

Estaremos aqui durante 2018 com dicas para seu negócio. Mande pra gente a sua sugestão que colocamos na pauta dos próximos meses, conforme nossa agenda.

 

Um abraço,

Equipe Bio Brasil
Diretor #vet2vet