Armazenamento e validade de insumos veterinários

Olá,

Com tantas demandas de rotina e variáveis que impactam as vendas, não muito raro a reposição de produtos pode ser prejudicada, ocasionando falta de determinado item ou aumento de custo, seja por não ter margem para negociação ou por taxa de urgência do fornecedor, isto quando não se perde a venda ou o cliente. Planejar o intervalo de compras e uma boa gestão de estoque, minimizam perdas pela falta ou excesso de produtos, além do risco de ficar com itens fora da validade.

O consultor Clovis Souza Júnior, proprietários da MindVet consultoria e intermediação de negócios Ltda e com mais de 25 anos de experiência no mercado veterinário, será nosso próximo entrevistado do Webinar e dará algumas dicas para ajudar no controle de estoque e insumos de seu negócio.

Estabeleça um processo

Para manter um estoque organizado e em quantidades adequadas, é importante que se estabeleça um processo de controle de estoques e reposições. “O processo depende do estabelecimento de rotinas e controles e só funciona com ferramentas adequadas e planejamento, além de equipe motivada e alinhada aos objetivos do gestor”, diz.

Quando você tem o controle dos serviços e produtos oferecidos e quais podem ser combinados, algumas rotinas podem propiciar aumento na lucratividade, seja por maior demanda, melhores margens ou redução de perdas. “Um exemplo é estar atento nos apontamentos da ficha individual e na recepção do animal na entrada do banho e tosa. Como esse serviço gera uma visita mais freqüente, ele pode ser acompanhado de uma avaliação visual prévia feita pelo médico veterinário, ocasião em que pode ser percebida e comunicada ao tutor, a necessidade de outros serviços, por exemplo: aplicação de vacinas, retirada de “tártaro”, problemas dermatológicos, presença de ectoparasitas que podem gerar venda de produtos. Quando se implementa este tipo de rotina e toda equipe passa a utilizá-lo, o resultado tem impacto bastante positivo no negócio como um todo”, explica Clovis.

Um bom armazenamento também ajuda a evitar perdas. Produtos devem ser armazenados obedecendo a ordem de entrada e prazos de validade, deixando na frente aqueles que têm vencimento mais próximo. Também devem ser observadas as condições de armazenamento descritas pelo fabricante e pela legislação vigente.

Periodicidade de pedidos

O primeiro passo para planejar as compras de produtos e insumos é conhecer a média mensal de demanda e fazer as projeções de vendas e consumo dos próximos períodos. “Veja quanto foi consumido ou vendido nos últimos 12 meses e faça uma projeção para os demais. Observe também os produtos que geraram maiores margens e oportunidades de incremento de demanda, seja por sazonalidade ou campanhas de vendas”, conta Clovis.

No caso de produtos com uma demanda mais constante, podem ser feitas negociações de maiores volumes com descontos e entregas em períodos estabelecidos de acordo com a necessidade de reposição de estoques. Por exemplo, você pode fechar um pacote com volume anual, faturamento e entrega mensal ou até semanal. Isso ajudará também no fluxo de caixa, além de gerar melhores margens.

Planejamento

“Alguns produtos e serviços, sabidamente têm pico de demanda em certos períodos, como a vacina antirrábica nos meses próximos das campanhas públicas, antiparasitários externos nos meses de verão, banhos mais próximos do final de semana ou na volta de feriados. Saber quais os produtos e insumos tem maior demanda é fundamental para o planejamento dos pedidos. Não se esqueça: apesar de ser óbvio, se for fazer alguma campanha, certifique-se que de que terá a quantidade de produtos suficientes para suprir todo o período desta campanha”, afirma Clovis.

Estoque de segurança

Para minimizar faltas e perdas, defina um estoque de segurança, de acordo com o prazo de entrega do fornecedor, histórico de quebras de estoque por qualquer que seja o motivo e projeção de demanda. O prazo de validade dos produtos também deve ser levado em conta.

Promoção Bio Brasil

Aproveitando as dicas, a partir do dia 01 de março, a Bio Brasil estará com uma promoção de lançamento para o primeiro reagente veterinário produzido no Brasil, o Zootest. Com base na quantidade mensal de exames de sua clínica, formulamos um kit específico de reagentes para o período de um ano, com pagamento em dez vezes sem juros.

Webinar

Se quiser saber mais sobre controle de estoque e insumos, não perca o nosso próximo Webinar, que será realizado no próximo dia 27, às 15h. Contaremos com a presença do parceiro Clovis Souza Júnior.

Acesse o link para se inscrever!

https://goo.gl/forms/gFdSWR5YXtw5DLzw1

Estaremos aqui durante 2018 com dicas para seu negócio. Mande para gente a sua sugestão que colocamos na pauta dos próximos meses, conforme nossa agenda.

Um abraço,

Wagner Antônio C. Val
Diretor #vet2vet